quinta-feira, 31 de março de 2011


QUARESMA E PÁSCOA – Tempo de reflexão
Você alguma vez já foi acusado, julgado, humilhado e crucificado injustamente?
A Quaresma – que vai da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa – é um tempo de renúncia a certos prazeres. Antigamente as pessoas se abstinham de comer carne, de alguns momentos de lazer, como dançar, não fumar, etc. Hoje, quase todos, principalmente na 6ª.feira Santa, não comem carne, procuram manter silêncio, orar, participar dos Cultos, etc.
A Quaresma, na verdade, foi idealizada para ser uma preparação da Páscoa – a Grande Festa da Ressurreição de Cristo.
Vemos três elementos básicos na Páscoa: Processo, Crucificação e Ressurreição, numa experiência interna que não foi só de Jesus, mas deve ser de todos nós. Sim. Você já sentiu ter sido julgado injustamente? Você já foi acusado falsamente, sem ter chance de provar que é inocente, mostrar suas boas qualidades? Você já foi alguma fez crucificado? Não no sentido literal, naturalmente, mas sim em períodos de sofrimento e provas? Sim, todos já conhecemos a dor, a humilhação que sentimos e julgamos não merecer.
E todos nós também já tivemos a experiência da ressurreição, na compreensão melhor de nós mesmos, dos outros e do viver, na superação de enganos e injustiças. A Páscoa é tempo de esperança, de tudo que podemos conquistar para a realização de nossa identidade espiritual.
É tempo de regozijo, pelas lições já aprendidas na crucificação de enganos e superação da velha criatura. E com tudo isso nos faz crescer em fé e compreensão, para ressurgir sempre de todas as experiências de injustas acusações, de processos desleais e crucificações morais que nos impingiram.
Mas devemos vigiar e orar, porque facilmente podemos perder a Fé quando nos prejudicaram e temos o impulso de revidar. Sabemos que a Lei de Talião de “olho por olho”é estágio passado. É hora de superar o mal com o bem!
A Mensagem de Páscoa não é somente para que o homem possa e deva alcançar esse elevado padrão de viver, mas que desde já procure atuar da mais elevada forma espiritual que lhe seja possível.
Sim, o que nos cabe é ir superado nossos períodos de julgamento e crucificação. Nossa é a escolha para decidir se devemos ou não permanecer crucificados na insatisfação, no ódio, etc, sem permitirmos que o Amor e a Fé nos libertem para uma vida melhor. Preparemo-nos durante a Quaresma, jejuando de pensamentos e emoções negativas, refletindo, falando e agindo corretamente, conforme a vontade e os ensinamentos de Deus. É tempo de reflexão e de libertação. Jesus ressuscitou gloriosamente unicamente para nos libertar e redimir de todos os nossos pecados e nos salvar.
Feliz e abençoada Páscoa a todos!
Fridolino Probst
(Colaboração: Ruth Voigt)