domingo, 24 de abril de 2011

Vamos Celebrar a Páscoa!

Porque eu vivo, vós também vivereis! (João 14.19)

Esta promessa de Jesus é uma das palavras mais consoladoras que o Jesus rescusitado anuncia a seus seguidores. A mensagem sobre a ressurreição de Jesus dentre os mortos liberta do medo e da morte. Ela traz consigo esperança por uma vida depois da morte. Ela também anima a colocar sinais de vida. Um destes sinais de vida é a festa da Páscoa, festejada pelos cristãos todos os anos. A seguir, trazemos um pequeno programa para a celebração da Páscoa, que pode ser usado tanto para uma celebração em casa, na família, quanto no culto com a comunidade.

No que se refere à celebração em família, o momento certo poderia ser o amanhecer, ainda antes da refeição matinal (cf. Marcos 16.2s). Os textos podem ser distribuídos entre os participantes segundo a escolha de cada um. Os números 1 a 4 somente querem ajudar a distribuir um pouco os papéis.

Hino 65 (HPD), estrofes 1 e 2

Texto bíblico (Filipenses 2.7-8):
1. A palavra de Deus nos diz: Antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

2. A doença e a morte são experiências amargas para nós, seres humanos. Queremos estar livres dessas coisas. Mas, não podemos conseguir isso pelas nossas próprias forças. Por isso, Deus veio a nós através de seu filho Jesus Cristo. Ele experimentou em si mesmo todas as limitações de nossa vida humana. Ele enfrentou a doença e sofreu a morte na cruz.

Todos: Isso nos consola. Isso nos fortalece. Não estamos mais sozinhos.(Hino: A-le-lu-ia, a-le-lu-ia, a-le-lu-ia, a-le-lu----ia!

Texto bíblico (Filipenses 2.9 e 11):
3. O apóstolo Paulo testemunha: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. E toda lígua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

4. A ressurreição de Jesus dentre os mortos é o sim de Deus à vida. Ele diz sim à nossa vida. A morte não tem mais a última palavra. Agora há esperança em relação à vida eterna. Podemos contar com isso.

Todos: Isto nos consola. Isto nos fortalece. Isto nos enche de alegria.(Hino: Aleluia...)

Texto bíblico: (Marcos 16.1-16)

Hino 65,4 (HPD)

Texto bíblico (João 11.25)
1. Jesus nos cama: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

2. O convite para a fé no Senhor ressuscitado é como se alguém acendesse uma luz. Luz significa vida. Por isso, vamos agora, como sinal de nossa esperança na ressurreição, acender algumas luzes. (Todos os que falan, acendem uma vela e a seguram nas mãos até o final da celebração

Todos: Isto nos consola. Isto nos fortalece. Nossa vida agora recebe um sentido. (Hino: Aleluia...)

3. Luzes não perguntam se podem iluminar. Iluminar, faz parte de sua função. É para isso que elas existem. Assim também acontece com as pessoas que são determinadas pela fé pascal. Essas pessoas vivem a partir de uma esperança que tem força para modificar o mundo.

4. Quando vivemos como luzes, vemos a corrupção deste mundo.

2. Quando vivemos como luzes, a injustiça e a falta de amor ao nosso redor tornam-se visíveis.

1. Quando vivemos como luzes, irradiamos calor e amor.

3. Quando vivemos como luzes, iluminamos os passos de outras pessoas no caminho da vida.

4. Quando vivemos como luzes, multiplicamos a esperança pascal entre as pessoas.

1. Quando vivemos como luzes, edificamos o Reino de Deus em meio a um mundo ameaçado de morte.

2. Quando vivemos como luzes, reconhecemos o Senhor Jesus Cristo ressurreto como a esperança para este mundo.

Todos: Cristo ressuscitou. Ele de fato ressuscitou. Isto nos consola. Isto nos fortalece. Isto nos dá a esperança para a vida. (Hino: Aleluia...)

Oração: Aqui podem ser formuladas orações livres.

Hino: 72 (HPD)

Do sepulcro ressurgiu, aleluia!
Cristo que nos redimiu, aleluia!
Exaltemos com fervor, aleluia!
Ressurgiu o Salvador, aleluia!

Não há que te seja igual, aleluia!
Rei supremo, celestial, aleluia!
Honra seja a ti, Senhor, aleluia!
Tu és o nosso Redentor, aleluia!

Fonte: Folheto IECLB 001 - 120M - 67/95
Colaboração: Ruth Voigt