terça-feira, 12 de julho de 2011

Seminário de Lideranças do CULTO INFANTIL do Sínodo Vale do Itajaí

Data: 28/05/2011

Local: Itoupava Central/BLUMENAU-SC
Tema: FESTAS CRISTÃS:
Ascensão e Pentecostes

Palestra P.Dr.Osmar Zizemer

1. INTRODUÇÃO GERAL
Festas mais conhecidas do Calendário Cristão são Natal e Páscoa – talvez ainda 6ª-feira santa.

O povo em geral conhece pouco do CONTEÚDO das festas cristãs.

Este fato é descrito com humor na crônica de Luiz Fernando Veríssimo...

Por isso é importante que se comece a tratar também do conteúdo das Festas Cristãs já junto às crianças no Culto Infantil.

As duas festas do Calendário Cristão de que vamos tratar hoje, ficaram meio esquecidas, e não são muito badaladas fora do ambiente eclesiástico, e muitas vezes nem ali são devidamente lembradas.

Motivos para este “esquecimento”:

Quem determina hoje se uma data é festejada e celebrada ou não, não é a religião, não é a fé, mas sim a motivação financeira. Em geral é a indústria, são os patrões que decidem.

O comércio e o consumismo ainda não se apropriaram destas festas cristãs.

A S C E N S Ã O

A primeira lembrança que nos vem ao ouvir o termo Ascensão, é o CREDO APOSTÓLICO, onde professamos no 2º Artigo sobre o Senhor Jesus: “Ressuscitou dos mortos no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, d onde virá para julgar os vivos e os mortos.”

Mas o CREDO APOSTÓLICO não se encontra diretamente na Bíblia. Ele é a formulação da Confissão de Fé, que os Catecúmenos deviam professar na liturgia, no dia de seu batismo. Ele foi formulado a partir do testemunho apostólico da Bíblia (por isto “Credo Apostólico”) no século IV, depois de 325 (Concílio de Nicéia)

Por isso a pergunta que se deve fazer: Qual é o testemunho bíblico da Ascensão?

Mt 28.20: Jesus diz : “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” (Almeida)
Este texto pressupõe a ascensão de Jesus para junto do Pai, para junto de Deus, para o céu.

Céu ≠ um lugar “lá em cima”, além das nuvens. C É U = o espaço / o ambiente de Deus, que excede e ultrapassa as nossas possibilidades humanas. Nós, pessoas humanas, estamos limitadas ao espaço e ao tempo! Deus / o Senhor ressuscitado e que ascendeu ao céu não está limitado como nós. Para ele não há espaço nem tempo.
Épocas diferentes da história sempre têm visões diferentes de mundo (= cosmovisões diferentes). No tempo do NT: c é u = lá em cima, além das nuvens, no azul... Hoje: c é u = Algum lugar no infinito? Mas, a terra é redonda... C È U = Espaço de Deus.

Mc 16.19-20: “O Senhor Jesus foi recebido no céu, e assentou-se à destra de Deus.” (Almeida)
Reação dos discípulos: Eles vão pregar o Evangelho por toda a parte. E o Senhor os ajudava e creditava a mensagem por meio de sinais e milagres.

Lc 24.50-53: Em Betânia Jesus os abençoou, e enquanto os abençoava “ ia-se retiando deles, sendo elevado para o céu.

Reação dos discípulos: Eles o adoraram, e cheios de alegria voltaram a Jerusalém, e se encontravam sempre no templo (no pátio do templo), louvando a Deus.
Evangelho de João - ????

Atos 1.(6-8).9-11.(12) - Após Jesus ter feito novo anúncio da vinda do Espírito Santo (V.8) “Jesus é elevado às alturas e uma nuvem o encobre dos seus olhos.” (Almeida).

Dois homens vestidos de branco ( = anjos, emissários de Deus ± emissários da ressurreição) anunciam que aquele que foi elevado ao céu virá assim asiim como o viram subir.

> Reação dos discípulos – voltam a Jerusalém, e os 11, juntamente com as mulheres (Maria Madalena, Joana e Suzana conf. Lc 8.2 ) e a mãe de Jesus e seus irmãos ( Tiago, José, Simão e Judas, conf. Mt 13.55) perseveravam na oração ( V. 12-14)

Análise de detalhes de Atos 1.(6-8).9-11.(12)

V.9 – Últimas palavras de Jesus Ressurreto aos apóstolos;
negação de uma resposta à pergunta pelo tempo da vinda do reino de Deus;
Anúncio de que receberão o Espírito Santo;
Ordem de missão até os confins da terra.
Em seguida Jesus é elevado às alturas à vista deles, e uma nuvem o encobre dos olhos dos discípulos. ( Nuvem que leva ao céu // Ap 11.12; 1 Ts 4.17)
Narrativa de Lucas é curta e seca, sem entrar em detalhes. Bem diferente de representações em quadros da Ascensão, que artistas produziram durante a história.
Curiosidade: Em algumas regiões católicas, na celebração da Ascensão a “figura” de Cristo é “puxada” para cima do teto da igreja através do “Buraco do Espírito Santo.”

Relevo em Marfim - Roma +ou- 400 d.C. = Cristo “caminha” para o céu e é recebido pela mão do Pai.

V.10 – Discípulos olham extasiados na direção em que o Ressuscitado foi “elevado”;

Dois homens com vestes muito brancas que falam a eles ( = mensageiros de Deus > Veja no AT os que vêm anunciar o nascimento de Isaque; no NT os do túmulo vazio);

Função deles: Ajudar´para que os discípulos tenham a compreensão correta da situação.

V.11 – As palavras dos mensageiros são uma crítica aos discípulos: “O que estão aí olhando para o céu” ? - Esta atitude deles expressa a expectativa por uma volta imediata/breve de Jesus.

Mensagem dos mensageiros: Jesus voltará, sim! Do modo como o viram sendo elevado ao céu! (pressupõe-se : Mas não imediatamente!!) Vejam Atos 1.7: “Não cabe a vocês saber a ocasião ou o dia que o Pai marcou para a sua própria autoridade!”
Aliás, a questão da vinda de Jesus para o juízo foi e é um problema na história da igreja cristã desde o início até hoje:
Apóstolo Paulo espera pela sua volta enquanto estiver vivo.
Aqui parece ter havido esperança de vinda imediata
24/07/1847 – Mórmons sob Brighan Yung – Salt Lake City – Utah/USA
Virada para o ano 2000
Aquele “sábio” dos USA – 21/05/2011 – refez as contas e fixou outro dia agora
Calendário Asteka – 2013.

O sentido da Ascensão hoje

Independente da data em que se celebre ASCENSÃO ( = hoje praticamente em toda a igreja no 40º dia após a ressurreição) - nós celebramos:
O fim da presença física, terrestre de Jesus junto aos seus descípulos;
O fim de sua limitação pelo espaço e pelo tempo. A partir da Ascensão Jesus pode estar e está ao mesmo tempo junto aos seus em todos os lugares: “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do Século” - “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”
A presença de Jesus como nosso intermediário e intercessor junto ao Pai. Por isso podemos orar, dirigindo-nos a ele.
A esperança e a expectativa de sua volta no fim dos tempos para o juízo e a salvação – sobre cuja data não nos cabe especular!