quarta-feira, 13 de julho de 2011

Seminário de Lideranças - Tema: PENTECOSTES

PENTECOSTES NO USO CIVIL

A palavra PENTECOSTES não era nem é só usada no mundo cristão, na igreja e pelos seus membros.
Na Grécia antiga a palavra pentecostes era usada para designar um imposto que as pessoas precisavam pagar. Era a 50ª parte de tudo que se colhia, que vendia, que se comprava, que se ganhava = 2%

PENTECOSTES NO ANTIGO TESTAMENTO

Conforme Êxodo 34.22 Pentecostes = Uma das três grandes festas de peregrinação do povo de Israel ao templo em Jerusalém.
Uma festa ligada à colheita.
Conforme Dt 16.9-11 e Lv 23.15 deve ser celebrada 7 semanas depois do início da colheita do trigo. Nela se traziam ofertas de gratidão e alegria a Deus pela colheita.
Festa de origem dos CANANEUS que já eram sedentários e praticavam agricultura, quando chegou o povo de Israel, que era semi-nômade?
Festa que teria sido “juidaizada” – dirigindo as ofertas de gratidão e alegria a Javé?

No judaísmo um pouco mais tardio esta festa foi fixada no 50º dia após a Páscoa – aí significando literalmente: o 50º dia.

Depois do ano de 70 d.C. – quando os Romanos destruíram Jerusalém e o templo e por isso não havia mais possibilidade de peregrinar para Jerusalém e trazer as ofertas de gratidão pela colheita,

Pentecostes = festa da memória da institição da Lei no Sinai. Nela Israel se lembra e celebra com gratidão o maior dom de Javé: Deus renovou a sua aliança com seu povo no Sinai. E o sinal visível desta aliança são os 10 Mandamentos, é o Decálogo. – E assim Israel celebra Pentecostes até hoje.

PENTECOSTES no Novo Testamento

Simbologia usada no NT para descrever o Espírito Santo

> Pomba - Mt 3.16
> Sopro / Fôlego de vida – Gn 2.7 ; Jo 20.23
Πνοη = vento
Πνευμα = espírito
Expressão usada em português: “Ali sopra um outro vento agora.”
> Vento impetuoso que faz um eco - Atos 2.2
> Línguas de fogo – Atos 2.3
// - Henoque 14.8ss – um muro cercado de línguas de fogo
- Henoque 71.5 – Edificação celeste de pedras de cristal entre as quais há línguas vivas de fogo (= elemento divino, mas que nada tem a ver com fala! )

Texto sobre Pentecostes no NT – Atos dos Apóstolos, 2.1-13, 14-36, 37-41, 42-47
Análise de detalhes
V.1 - a.) Ao cumprir-se o dia de Pentecostes = é o 50º dia após o Sábado da Páscoa judaica, dia da festa da colheita, de peregrinação para o templo de Jerusalém.
Isto valia também para os judeus da diáspora - viviam fora da Palestina, em parte há gerações e em grande parte não mais falavam o Hebraico/Aramaico (daí surgimento da LXX = tradução do AT para o grego). Por ist há gente de todos os lados e línguas presente em Jerusalém neste dia (Conf. At 2.8-11).
b.) Todos estavam reunidos num mesmo lugar. Todos aqui ≠ apóstolos (e as mulheres e Maria e os irmãos do Senhor). Aqui Todos = 120 pessoas. Trata-se da comunidade de seguidores/as de Jesus, que já o seguiam em vida (Conf. Atos 1.15)

V. 2 – De repente veio do céu um som como de um vento impetuoso
( som = éco – ηχος ; vento impetuoso = πνοη – Espírito = πνευμα ), que sopra pela casa onde eles estão. Por enquanto o autor só nos diz que é uma intervenção a partir do céu, i. é, uma intervenção de Deus. E alvo desta ação divina são os ali reunidos, os 120. Esta intervenção inicialmente é audível.

V.3 – Então esta intervenção divina passa, misteriosamente, a ser uma presença visível = Línguas de fogo , que se repartem de tal modo que cada uma se coloca sobre cada um/a dos/as presentes.
Isto significa = o Espírito de Deus é dado a cada um individual e pessoalmente.

V. 4 – Somente aqui é dito expressamente quem causa o som, e as línguas de fogo: O Espirito Santo.
Junto com estes sinais – que foram audível e visível – os atingidos recebem um dom = Falar em outras línguas.
Falar em outras línguas aqui ≠ Êxtase ,
≠ “glossolalia”.
Aqui falar em outras línguas = Falar em outras línguas que os ouvintes entendem e identificam como suas.

VV. 5-11 – Aqui nos é relatada a reação da multidão dos judeus piedosos de todos os tipos de línguas, que ouvem os seguidores de Cristo ( = 120!!) – tocados pelo Espírito Santo, falar em suas línguas e os entendem:
. > Ficam possuídos de perplexidade. Isto descreve a surpresa que lhes causa este MILAGRE. ( perplexo = abismado, admirado, boquiaberto, sem saber o que dizer ).
Interessante de observar é que os povos citados nesta lista dos presentes em Jerusalém não são pagãos, mas sim judeus, descendentes de judeus e prosélitos, i. é: pagãos convertidos à fé judaica. Lucas entende que a missão junto aos pagãos só começa com o batismo de Cornélio através do apóstolo Pedro (Atos 10 ).
Este povo todo os ouve falar as grandezas de Deus = as grandes coisas que Deus tem feito.

Sob “As grandes coisas que Deus tem feito” entende-s aquilo que o Evangelista João descreve assim: O verbo se fez carne e habitou no meio de nós! Ou seja: A vinda de Jesus Cristo à terra, sua vida, suas ações, sua pregação, a sua rejeição pelo seu povo, sua condenação e morte na cruz, sua ressurreição e ascensão.

V.12 – A reação de parte dos que vivenciam este milagre da fala em línguas por parte dos seguidores de Jesus – tocados pelo Espírito Santo - não é a fé. Eles ficam atônitos (= espantados, pasmos, confusos) e perplexos (= abismados, admirados, boquiabertos, sem saber o que dizer) , e se perguntam: Que quer dizer isto?

V.13 – A reação de outra parte dos que o vivenciam: Estão Bêbados. Rejeição de princípio.

A pregação de Pedro – porta voz dos apóstolos (Atos 2.14-36)
Em sua pregação Pedro acentua duas coisas, como porta-voz dos Apóstolos:
Está se cumprindo a profecia de JOEL 2.28-31 para os últimos dias, i. é para o início do tempo escatológico da chegadda do Reino de Deus, que está por irromper: É o Espírito Santo de Deus sendo derramado sobre “toda a carne”. – Conf. também Atos 1.8; Lc 24.49.

2. Dá o testemunho sobre Jesus Cristo, seu agir, seu pregar, sua rejeição pelos líderes de seu povo, sua morte, sua ressurreição e sua elevação ao céu, sua entronização como Messias e Senhor.

Reação à pregação de Pentecostes de Pedro

At 2.37ss – Os ouvintes, atingidos pela pregação perguntas: Que faremos, irmãos?

Resposta apostólica: Arrependam-se, sejam batizados em nome de Jesus para o perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. (V. 38)

3000 batizados – forma-se a 1ª comunidade cristã.

A vida da Comunidade Cristã – At 2.42ss

Perseveravam :
Na doutrina dos apóstolos
Na comunhão
No partir do pão (culto, Sta. Ceia)
Nas orações
Tinham comunhão de bens:
Talvez motivados devido à expectativa da volta iminente de Cristo e a irrupção plena do Reino de Deus. Algum tempo mais tarde – por terem se desfeito dos meios de produção, e porque eram pobres mesmo – tornam-se os “pobres de Jerusalém”, necessitando de uma coleta do Apóstolo Paulo nas comunidades da Macedônia (Grécia).
Depois de 70 d.C., com a destruição de Jerusalém pelos romanos, migram para PELA, além do Jordão, e ali perdem-se seus rastros.

RESUMINDO:

O autor de Atos, com seu relato de Pentecostes acentua especialmente dois aspectos:
Com Pentecostes se cumpre o que foi anunciado pelo profeta Joel, e o que o próprio Senhor Jesus prometeu aos seus! Irrompe a partir de Deus o Espírito Santo, que capacita e dá poder para o louvor (= expressão de fé) e o testemunho at os confins da terra (= Missão)
Pentecostes é a hora do nascimento da Igreja de Jesus Cristo no mundo! Porque aquele pequeno grupo de seguidores, que havia acompanhado Jesus desde a Galileia (= os 12 apóstolos + a mãe de Jesus e os irmãos dele + as mulheres + os discípulos = + ou – 120 pessoas ) – impulsionado pelo poder do Espírito Santo passa a dar testemunho. Em resposta a este testemunho, as pessoas se arrependem, são batizadas em nome de Jesus ( Pai, Filho e Espírito Santo ) e recebem o dom do Espírito Santo, que a lhes possibilita crer e viver a sua fé – em comunidade e no mundo.

Os frutos do Espírito

No mundo de hoje acentua-se bastante em ligação com o Espírito Santo a questão do “falar em línguas” , ou a “Glossolalia”.
Especialmente as igrejas Pentecostais e Neo-pentecostais acentuam muito isto. Elas afirmam, que – além do batismo nas águas – a pessoa precisa receber o “Batismo do Espírito Santo”. E o sinal, de que alguém recebeu este Batismo do Espírito Santo é o falar em línguas – ou Glossolalia!
O fenômeno da Glossolalia é um jeito de fala que em princípio não se entende, de modo que carece de uma interpretação para que sirva para a edificação da comunidade. É um falar em “êxtase”.
Este fenômeno já existiu nas comunidades primitivas (veja 1 Co 12 a 14), e através da história sempre de novo aflorou. Problema é quando ele – como nos movimentos pentocostalizantes – é absolutizado como O sinal da presença e atuação do Espírito Santo.

Biblicamente tais fenômenos extraordinários não são a forma principal de atuação do Espírito Santo. Em Gálatas 5.22ss o apóstolo Paulo fala dos Frutos do Espírito Santo. E aqueles que ele cita ali, estão bem mais próximos de nós: amor, alegria, paz, benignidade, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domíno próprio.
Todos estes são dons que o Espírito Santo nos concede para a nossa vida e convivência diária. Eles nos possibilitam vives de acordo com a vontade de Deus.

O Espírito Santo: Quem o dá e quem o recebe? Como?
A bíblia nos ensina, que quem dá o Espírito Santo é deus. Nós não o controlamos, e como o vento, ele sopra onde quer!

Mas a bíblia também nos diz que o Senhor Jesus deu a ordem aos apóstolos: Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. (Mt 28.19-20). Isto significa, que todo aquele ou aquela que foi batizado/a em nome do Trino Deus – está colocado sob âmbito de atuação do Espírito Santo. Este lhe possibilita a fé – e a fé o desafia à prática do duplo mandamento do amor: Amor a Deus sobre todas as cousas, e Amor ao próximo como a nós mesmos.
E este amor ao próximo se torna explícito no s e r v i r .